domingo, 23 de junho de 2013

Aprendizagem Colaborativa utilizando chat e Facebook

As ferramentas como fórum, chat, wiki, redes sociais, entre outras disponíveis na Internet e Ambientes virtuais de aprendizagem são classificadas sob o ponto de vista técnico como ferramenta de comunicação Assíncrona ou Síncrona.

A comunicação Assíncrona ocorre quando há um intervalo de tempo entre as mensagens trocadas pelos interlocutores, podemos citar como exemplos o e-mail, fórum e o blog.

Na comunicação Síncrona as mensagens trocadas pelos interlocutores ocorrem de modo simultâneo - em tempo real, podemos citar como exemplos o chat, Hangout do Google e Skype da Microsoft.

"O bate-papo proporciona um espaço para as emoções; possibilita o aprendiz perceber melhor o outro e sentir-se como parte de um grupo; diminui a sensação de impessoalidade e isolamento; desperta o interesse e a motivação para engajamento e continuidade no curso; e favorece a realização de uma educação com abordagem construtivista". Mariano Pimentel

Aprendizagem Colaborativa


A aprendizagem acontece tanto de modo formal nas escolas, universidades e curso, como de modo informal por meio de conversa com as pessoas com quem nos relacionamos e pelas experiências vivenciadas.

Para Azevedo (2012) As Mídias Sociais promovem a Aprendizagem Colaborativa ou Aprendizagem Social. Historicamente o homem sempre adquiriu conhecimento, experiência e habilidades através da troca com os demais, e isto era uma questão de sobrevivência. A aprendizagem social coloca em foco a aprendizagem que acontece entre as pessoas e suas redes de relacionamento, combinando os modos de aprendizagem formal e informal.

O bate-papo e o Grupo do Facebook

Descrição das atividades - Os alunos deverão ler o artigo Aprendizagem Social (link abaixo) para participarem do chat. Os alunos são orientados a acessar a Plataforma Cederj e participar do chat preparado pelo tutor. O chat inicia com o tutor se apresentando e pedindo que os participantes também se apresentem. Em seguida são discutidos tópicos do artigo e vídeo do blog onde o tutor faz o papel de moderador.

Os alunos são incentivados a participar de um grupo criado para a turma no Facebook que tem o objetivo de melhorar a interação e colaboração entre o grupo.

Resultados Esperados - Participar do chat conhecendo e interagindo com o tutor e colegas de turma. O diálogo em tempo real faz com que as pessoas se conheçam melhor se sintam acolhidas e parte de um grupo. Serão utilizadas duas formas de avaliação, a avaliação diagnóstica através do levantamento do que o aluno já sabe e o que ainda precisa conhecer e a formativa que acompanha o processo de aprendizagem, nesta atividade será avaliada a participação individual do aluno.

Artigo Social Learning - Aprendizagem como um ato Social


Leitura Complementar

Debati, Debati... Aprendi? Investigação sobre o papel educacional do bate-papo
http://groupware.les.inf.puc-rio.br/public/papers/WIE2003-debati.pdf

O abismo entre professores e alunos: conheça seus alunos e adote práticas educacionais adequadas à geração digital.
https://www.dropbox.com/s/xp9xtg42gmm53r4/abismoprofessoresalunosemrededigital_vrevisada21.pdf






7 comentários:

  1. Marcelo
    Ficou muito bom seu blog.
    Li alguns textos que você recomendo e achei excelentes.
    Um abraço
    Angela Costa

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo,

    Seu blog está ótimo, pois além de incentivar no uso do chat como citei no meu, os alunos podem usar o facebook de um modo educacional.Gostaria de saber se esse grupo criado no facebook é visto por todos ou somente pelos alunos envolvidos?
    Gostei do texto publicado por João Mattar no endereço:http://joaomattar.com/blog/2012/01/17/facebook-em-educacao/

    Um abraço.
    Luciana Lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,

      os grupos podem ser abertos ou fechados vc define a configuração. Eu tenho trabalhado com grupos fechados (só para alunos da turma), pois as pessoas estão aprendendo a utilizar a ferramenta e podem não se sentir a vontade para participar de um grupo aberto.

      Excluir
    2. Ok.
      Obrigada.
      Um abraço.
      Luciana Lemos.

      Excluir
  3. Você trouxe possibilidade de uso de ferramentas muito importantes para a EAD e que acrescentam muito ao processo de ensino-aprendizagem. Além disso, são ferramentas muito interativas que trazem um grande desafio de motivar e incentivar os alunos a participarem. Entretanto, quando conseguimos transpor esta barreira inicial, torna-se um proveitoso mecanismo de construção coletiva de conhecimento. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo,
    Parabéns pelo blog. Já fiz as minhas observações e postarei na parte de avaliações para você. Veja que há uma pergunta da Luciana para você.
    Abraços,
    Ciléia

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo, muito legal o seu blog. Parabéns!
    Como comentei no blog da Milena, não tenho muita afinidade com o facebook, e não tenho uma conta no mesmo, mas estou começando a mudar de ideia, com a postagens sua e dos colegas pude perceber que como ferramenta de aprendizagem o facebook é muito bom. Adorei essa ideia de criar grupos, já pretendo até botar em prática no próximo período, para fazer o teste e acredito que vai ser muito proveitoso.

    ResponderExcluir